quarta-feira, 30 de maio de 2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012

aluno: mario,maycon,izabela,wessnay,renato,aretha,josé welton   2° ano A





                                                              calor é temperatura




                                                     troca de calor do corpo humano




                                                    troca de calor equilibrio termico


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Escola:São Luis
2 Ano "A"
Prof:José Ivison
Alunos: Gerson,Thaynar,José Ricardo,Iara


                                                         Vaporização & Ebulição

                                                      
quando um liquido e deixado num recipiente com suas superficie livre exposta ao ambiente ele se vaporiza espontaneamente com maior ou menor rapidez terminando por desaparecer do recipiente ao final de certo tempo.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Trocas de Calor 2°ano "A"

Escola: são luís
Alunos: Amanda Marilia,Renata Cordeiro,Silvia Maria,Maria Estela,Amanda  Conceição,Gustavo Barros.
Série: 2° ano ''A"
Prof: José Ivyrson

                                                               Trocas De Calor



A troca de calor acontece quando dois ou mais corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato em um mesmo ambiente (sistema isolado) e, depois de certo tempo, alcançam o equilíbrio térmico.

O sistema isolado referido acima é mais conhecido como calorímetro. Um sistema fechado que impossibilita a troca de calor do sistema com o meio.

As trocas de calor acontecem porque o calor é um tipo de energia que transita entre os corpos, ocasionando esse movimento, fato que acontece até que haja o equilíbrio térmico entre ambos. Esse processo acontece porque os corpos sentem a necessidade de ceder e receber calor.

O princípio de trocas de calor possui mesmo módulo, porém apresenta sinais contrários, ou seja, o corpo que recebe calor é positivo e o corpo que cede (perde) calor é negativo.

A representação matemática para esse fato é:

QA = - QB

Ou:

QA + QB = 0

Onde:
QA = quantidade de calor recebida
-QB = quantidade de calor perdido

A seguir, observe a troca de calor que acontece com a água até chegar ao equilíbrio térmico, conhecido popularmente como água morna. 

Transferência de calor entre corpos com temperaturas diferentes.


Corpos em Equilíbrio Térmico
Podemos definir, com esses exemplos, que quando ocorre a troca de calor entre os corpos, a soma da quantidade do calor trocado por ambos é zero, ou seja, é nula.

http://www.youtube.com/watch?v=h40lAb-PoSk&feature=player_detailpage



domingo, 13 de maio de 2012

Escola : são luis 
Alunos : anderson pedro, roseane cosmo , tamires , adreza,     
Serie : 2° ano a                           
Data : 14/05/2012
Professor: yvison
Tema : comportamento térmico dos solidos e dos gases

                                             Introdução
  
Quando alteramos a temperatura de  um corpo , algumas de suas  propriedade fisica também  são  alteradas   .Portanto , quando elevamos a temperatura de um corpo , vemas que  suas dimensão  geralmente são  aumento-das . Esse fênomeno é conhecido como  Delatação termica 


Dilatação termica dos gases

1.variá veis de Estado 

Todo gás é contituido de particulas ,que  estão em continuo  movimento desordenado ,por isso oculpa  sempre ovolume total do recipiente que o contém.  A pressão que o gás exerce  sobre uma  superficie   é o efeito causado pelos  choques das particulas  constituintes sobre essa superficie . com o aumento  da temperatura  a velocidade  médie  das particulas  constituintes do gás aumente ;   A pressão aumenta se o recipiente que  contém o gás  conserva o  mesmo  volume  sejam    A pressão p (Pa), o volume V(m3), ea  temperatura absoluta T(k) . As variaveis P,Ve,T. Especificam  oestado  de uma dada  massa  gasosa , Por isso  são denominadas. varivesis de estado.
           

Exemplo : OS balonistas aplica a dilatação  dos gases  para  encher , pois  com o aumento  da  temperatura , o ar .  dentro do  balão fica  menos denso  e de  dilatação  fazendo  com  que  obalão  estufe.
 

Dilatação   dos  solidos 

Os solidos que melho  se dilatam são metais ,principalmente  o alumino eo cobre temos  uma bom exemplo  disso num vidro  de consernva com a tampa  metalica emperrada . para  abri- lo , basta  mergulhar  a tampa  na água quente ; como o metal  se dilata  mais que eo vidro a tampa  fica  frouxa . 

o aquecimento  leva os solidos a se dilatarem  em todas  as direções ;  no entanto ás vezes,dilataçao predomina , ou pe mais nota , numa  direçao - e a dilataçao  linear. quando duas direçoes são predominantes , temos a dilataçao surperficial e , quando ela e imporatante em todas as direçoes , considera-se a dilataçao volumetrica. 
















co 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Discurso que parou o mundo.

Olá pessoal a 10 anos atrás acontecia aqui no Brasil, lá no Rio de Janeiro a ECO 92, ou Rio 92. Uma reunião com representantes do mundo inteiro para discutir problemas sobre o clima e as preocupações com o Meio Ambiente. Severn Suzuky deixou os políticos pasmos e sem reação de resposta. Ela os questionou, isso aconteceu a 10 anos, o que será que mudou de lá pra cá? Vamos assistir esse vídeo com muita atenção. Comentemos sobre o que ela nos diz e vamos refletir o que nos é questionado.


Nomenclatura - 3º Ano

Esse vídeo vai pra quem ainda ta voando no conteúdo. É hora de se situar, ainda estamos no inicio da segunda unidade, vamo lá, ainda dá tempo!
Vejamos o vídeo explica muito bem como dar nomes aos compostos orgânicos!

Daqui alguns dias veremos novas funções químicas. Uma delas é o grupamento Amina, vejamos nesse vídeo a importância desse grupo orgânico e de outros para a manutenção de vida na Terra.
Façamos uma análise desse vídeo para ser entregue no final desse mês! Certo!

Reações Químicas - 1ºs Anos


Olá pessoal tem matéria nova no ar, vamos ver essa explicação sobre as Reações Químicas e fazer uma análise dos vídeos, essa análise deve ser entregue na ultima semana de maio. OK!



A Tabela Periódica... 8ª Série A

Vamos dar uma olhadinha na explicação sobre a tabela periódica!


Digestão... 7ª Série A

Vamos ver esse pequeno vídeo que descomplica o entendimento do Sistema Digestório. Certo! Prestemos atenção no caminho do alimento, o nome que ele recebe em cada parte do Tubo Digestório... e a participação de cada órgão no processo digestivo. Vamos comentar?